FIQUE POR DENTRO DAS CURIOSIDADES!
ESCORPIÕES:
Locais úmidos, com lixo e entulho são os favoritos dos escorpiões. Ter ambientes como esses por perto, aumentam a probabilidade desse animal invadir casas, apartamentos e empresas. Não é recomendado matar escorpiões por conta própria, pois eles são pequenos e gostam de locais com pouca iluminação e de difícil acesso. Qualquer motivo de ameaça que ele sentir, usará o seu ferrão para se proteger. Sua picada é muito venenosa, podendo matar um ser humano em poucos minutos. Há outras maneiras de matar escorpiões, porém, isso deve ser feito por um profissional qualificado para cuidar da eliminação desse inseto.
BARATA DE ESGOTO:
De 30 a 40 mm de comprimento e com a coloração castanho avermelhado, Possuem hábitos alimentares bastante variados, preferindo àqueles ricos em amido, açúcar ou gordurosos. Podem alimentar-se também de celulose como papéis, ou ainda excrementos, sangue, insetos mortos, resíduos de lixo ou esgoto. Tem o hábito de regurgitar um pouco do alimento parcialmente digerido e depositar fezes, freqüentemente ao mesmo tempo em que se alimentam. Preferem locais quentes e úmidos.
BARATINHA OU FRANCESINHA:
De 10 a 12mm de comprimento e com coloração marrom amarelo-claro, as baratas veiculam organismos patogênicos (bactérias, vírus e protozoários). É uma das pragas domésticas mais comuns. Geralmente são encontradas nas cozinhas, pois preferem locais úmidos e quentes. Como esse cômodo oferece água, alimento e abrigo é o local ideal para recepcionar este inseto. Elas são responsáveis por doenças como: cólera, diarréia, difteria, toxoplasmose, etc.
FORMIGAS:
Existem de 18.000 a 20.000 espécies de formigas no mundo. No Brasil existem aproximadamente 2.000 espécies, das quais somente 30 são consideradas pragas urbanas. Alguns problemas que elas causam são: danos às estruturas, a equipamentos elétricos e eletrônicos; provocam dermatite e disseminam doenças patogênicas; São responsáveis por mais de 15% das infecções hospitalares. São seres particularmente interessantes porque formam níveis avançados de sociedade.
CUPINS DE MADEIRA SECA:
Dois grupos de insetos, que se adaptam a vida nos ambientes humanos, podem ser causadores dos estragos: os cupins de madeira seca e os besouros conhecidos como brocas. A denominação cupim de madeira seca abrange muitas espécies, formam colônias no interior da estrutura e objetos de madeira, para alimentar – se da celulose, o principal componente desse material. Atacam, além dos móveis (armários, mesas, cadeiras e outros), estruturas existentes nas casas (portas, janelas, pisos, rodapés, forros, vigas e telhados) e outros utensílios.
CUPINS DE SOLO:
Os ninhos dos cupins de solo são subterrâneos, construídos em locais escuros e de má ventilação. Não necessitam de contato direto com o solo, desde que haja fonte de umidade necessária para o seu desenvolvimento. Os cupins são sensíveis à luz e ao ambiente, fazendo com que o consumo das peças seja de dentro para fora. Por tudo isso, os ataques geralmente são percebidos tarde demais, quando os cupins já fizeram alguns estragos.
RATAZANAS, RATOS e CAMUBDOGOS:
Os ratos possuem habilidades físicas bem desenvolvidas, roem matérias consideradas duros; sobem em vários encanamentos em varias condições. Equilibram – se sobre cordas e fios; São ótimos nadadores e mergulhadores; Dão saltos horizontais e verticais; podem cair de uma altura de até 15m, cavam túneis de até 1,25m de profundidade. Eles destroem sementes e cereais no campo, contaminam os grãos armazenados, infestam granjas e pocilgas, roem fios elétricos, podendo causar acidentes e danificam construções, transmitem aos animais e ao homem doenças como: leptospirose, hospedeiros de pulga que transmite a peste, salmonelose, encefalites, hantavírus, tifomurino, toxoplasmose, sarnas e micoses
As principais doenças causadas pelo caramujo são a esquistossomose, popularmente chamada de barriga d'água ou mal do caramujo, fasciolose e meningite eosinofílica, que podem atingir as pessoas através do contato com as secreções dos caramujos ou consumo desses moluscos crus ou malcozidos. Os caramujos são pequenos moluscos facilmente encontrados em plantações, jardins e até mesmo nas cidades porque não tem predadores, se reproduzem rapidamente e se alimentam de plantas, podendo comer até mesmo as tintas das casas.